Todas as pessoas que praticam exercícios fiscos, traduzem essa pratica à algum objetivo específico, seja emagrecimento, hipertrofia muscular, redução de gordura corporal ou ate mesmo saúde, é ai que começam as preocupações diárias quanto a segunda etapa do seu treino: a nutrição esportiva.
Diante disso, vários são os questionamentos, quanto às diferentes estratégias alimentares para potencializarem seus objetivos e se nessa estratégia é necessária ou não o uso dos famosos suplementos alimentares.
Vamos destacar algumas das dúvidas mais comuns:
Qual a melhor dieta para emagrecer ?
Inicialmente devo salientar, que a individualidade do praticante deve e precisa ser considerada, assim como sua rotina de horários, então a melhor dieta é aquela que crie uma sinergia entre seu treino e suas obrigações, ou seja, é a dieta que você consiga seguir dentro de suas limitações.
O que comer antes, durante ou após os Exercícios?
Para responder essa pergunta, é necessário primeiro, traçar um objetivo (perder peso ou ganhar? Ou somente condicionar? E os horários de treino? Feito isso, é delineada a estratégia alimentar adequada.
O que muita gente esquece, é que a alimentação do dia todo deve estar equalizada, ou então os benefícios do treinamento estarão seriamente prejudicados, pois a energia que o corpo gasta durante um treinamento nem sempre é da refeição que antecede ele.
Então basicamente, em todas as refeições do dia incluindo pré e pós treino devem conter todos os nutrientes equilibrados com carboidratos, gorduras mono e polinsaturadas, proteínas, vitaminas, minerais e água, o que difere de um individuo para outro é a quantidade destes nutrientes sugeridos em cada refeição, que terá relação direta com os horários e a intensidade do treino.
Não existe regra geral, mas não é aconselhado o excesso de fibras (frutas, barra de cereais, aveia granola, etc) nem gorduras (óleos em geral) antes do treinamento, pois eles retardam o esvaziamento gástrico e inibem a absorção de glicose (açúcar) pré treino, ou seja, um momento que o músculo necessita prontamente da glicose para um melhor rendimento, conseqüentemente um melhor rendimento demanda mais queima de gordura durante o treinamento.
Outro fator importante que devemos nos antentar é com as porções generalizadas rotuladas nas embalagens dos suplementos alimentares, estas porções devem ser individualizadas, ou seja, uma pessoa de 50kg não deve ingerir a mesma porção de proteínas após o treino que uma pessoa de 100kg.
Sim, é um trabalho minucioso, detalhado, e requer disciplina no treino e na dieta, pois se as quantidades dos nutrientes da dieta estiverem equalizadas com seu peso magro (músculos) e peso gordo (gorduras), a conseqüência disso, é o organismo trabalhar com o que tem, ou seja, se ele tem a quantidade de nutrientes adequada para o crescimento muscular, sem que essa quantidade de nutrientes exacerbe a quantidade utilizada pelo músculo, não haverá acumulo de gordura. Isso faz com que você não “alimente” a gordura, então o crescimento muscular se encarrega aos poucos, de reduzir o percentual de gordura corporal.
Suplemento faz mal a saúde?
Primeiramente suplementos, são alimentos tecnologicamente modificados, ou seja, derivados de algum alimento, e subtraído destes , algum nutriente especifico essencial para diferentes tipos de modalidades esportivas.
Mal não faz, desde que seja indicado e/ou orientado quando necessário, por profissional habilitado nutricionista ou médico , haja visto que quantidades exacerbadas ou utilização em horários impertinentes não trazem beneficio algum, e podem até trazer prejuízos para seu treino, como: aumento da fadiga muscular, dores de cabeça, irritações intestinais, arritmias, sudorese entre outras.
No emagrecimento, vale suplementar, ou suplementos engordam ?
Bom, existem milhares de suplementos no mercado, com diferentes combinações de nutrientes, para diferentes estratégias de utilização, seja para emagrecimento , hipertrofia muscular ou aumento da performance e rendimento, porém nem sempre é necessária a utilização dependendo da fase do treinamento. Para uso destas substancias é necessário entender a fase de treinamento do individuo, sendo assim é necessário o Nutricionista esportivo trabalhar junto com o instrutor ou Personal Trainer, para juntos traçarem a melhor estratégia para o objetivo do aluno.
VITOR ALMENDRO
Nutricionista Esportivo – CRN 5632