Exercício e/ou Atividade Física podem reduzir a reincidência de ataque cardíaco

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade do Texas - Houston Health Science Center, os exercícios e/ou atividades físicas realizadas de forma regular após um primeiro ataque cardíaco podem reduzir as chances de reincidência. 

Mais de 400 texanos, com idades entre 25 a 74 anos, que sobreviveram após um primeiro ataque cardíaco, foram entrevistados. Desses, metade eram mexicanos-americanos, metade eram brancos não-hispânicos, e cerca de um terço eram mulheres. 

Os sujeitos que mantiveram seu nível de atividade após seu primeiro ataque cardíaco tinham um risco 60% menor de um segundo ataque cardíaco e um risco 79% menor de morte por todas as causas, que àqueles que permaneceram sedentários. 

Já àqueles que aumentaram sua atividade após seu primeiro ataque cardíaco tinham um risco 78% menor de um segundo ataque cardíaco e um risco 89% menor de morte por todas as causas, que àqueles que permaneceram sedentários. 

No entanto, os sujeitos que reduziram suas atividades e/ou exercícios físicos tinham o mesmo risco de um segundo ataque cardíaco do que àqueles que permaneceram sedentários, mas um risco 51% menor de morte por todas as causas, possivelmente devido a um efeito protetor da atividade regular anteriormente praticada. Os resultados foram similares, independentemente de outros fatores que poderiam afetar o risco de um segundo ataque cardíaco, como: idade, sexo, etnia, gravidade do primeiro ataque cardíaco, pressão arterial alta, colesterol elevado, diabetes, tabagismo e história familiar de doença cardíaca. 

Journal of the American Heart Association, October 31, 2000; 102, 18, 2204-2209

Roberto Poton