Alongamento antes ou após o treinamento com pesos (musculação)?

Olá pessoal, esta é uma pergunta rotineiramente realizada nas salas de musculação. Fazer o alongamento antes ou após o treino?

Bem, primeiramente devemos saber o que é alongamento e qual é a sua verdadeira função, para a partir disso tirar conclusões e pontos de vista sobre o assunto.
Assim temos:

Alongamento - É um tipo de exercício orientado realizado de forma sistemática com a finalidade de melhorar ou manter a flexibilidade muscular.

Pois é pessoal, quem dera a resposta sobre tal pergunta fosse tão simples quanto a explicação sobre o que é alongamento. Na verdade, o grande detalhe sobre esta dúvida, é que não existe consenso sobre o assunto levantado. Há pessoas que defendem o alongamento antes do treino de musculação, alegando que o mesmo seria um agente preventivo contra lesões durante o exercício resistido (musculação). Para tanto, sobre este ponto de vista, alongar-se imediatamente antes do treino de fato, não reduziria a possibilidade de lesões, uma vez que, o movimento articular, bem como a ação muscular seria totalmente diferente no alongamento e no exercício em si. Dessa forma, a melhor opção seria realizar um adequado aquecimento muscular, mais próximo possível da ação a ser trabalhada posteriormente, visando um recrutamento adequado das fibras, preparando o corpo para o gesto motor desejado.

Por outro lado, há àqueles, que defendem a realização do alongamento após a musculação, sobre a ótica que o mesmo reduziria as posteriores dores musculares. Já para esse ponto de vista, para que o mesmo tivesse significância, deveríamos antes de tudo desconsiderar as dores advindas das microlesões ocasionadas pelo exercício resistido, o que é impossível nesta modalidade.

Assim, particularmente, com base em alguns estudos e na experiência com o treinamento resistido, eu diria à vocês que nem um nem outro são "donos da verdade". Pois, até hoje em minha carreira acadêmica não me lembro de ter visto qualquer estudo científico metodologicamente confiável e aplicável que pudesse servir de base para essas conclusões.

Por fim, o que devemos considerar então é a verdadeira razão de se realizar o alongamento, apenas para melhorar ou manter a flexibilidade muscular. Logo, se considerarmos a finalidade de tal exercício, realizá-lo antes ou após o treino passa a não ter qualquer diferença.

Roberto Poton