Caminhar ou correr?

Eis a dúvida...
Qual dos exercícios (caminhada ou corrida) é o melhor e/ou o mais indicado para prática regular?

A verdade é que não existe melhor ou pior, mas sim àquele que melhor atende as particularidades, necessidades, objetivos e preferência de cada sujeito. Ambos exercícios (caminhada ou corrida) podem promover benefícios a saúde de maneira semelhante, como por exemplo: redução de peso corporal, melhora cardiovascular, controle do índice glicêmico, redução da pressão arterial de repouso, dentre outros. O que difere um exercício do outro é a maneira com que será realizado, levando em consideração algumas variáveis como:
  • velocidade;
  • tempo de exercício;
  • distância percorrida;

Assim, com a manipulação de tais variáveis pode-se visar diferentes objetivos e estruturar um programa de treinamento específico e adequado as necessidades de cada pessoa.

Veja em uma abordagem prática como as variáveis citadas acima e outras características podem se diferir em cada modalidade (caminhada, corrida)

CAMINHADA
Velocidade: até 6 Km/h;
Tempo de realização recomendado: de 30 até 90 minutos;
Distância: está diretamente relacionada ao tempo de realização;
Gasto calórico aproximado(Kcal): a 4Km/h = 3mets, a 6Km/h = 3.8mets
Fórmula = METs x Peso (Kg) x Duração (min) / 60
Promove menor esforço físico e fadiga do que a corrida;


CORRIDA
Velocidade: acima de 8 Km/h*;
Tempo de realização recomendado: de 20 até 90 minutos;
Distância: está diretamente relacionada ao tempo de realização;
Gasto calórico aproximado (Kcal): a 8Km/h = 8mets, a 12Km/h = 12,5mets;
Fórmula = METs x Peso (Kg) x Duração (min) / 60
Promove maior esforço físico e fadiga do que a caminhada;

*Recomendado para pessoas com experiência prévia à corrida.


Importante...
A abordagem prática acima apresentada é baseada em pesquisas científicas, as quais identificaram que tais recomendações são as que podem promover maiores modificações fisiológicas e metabólicas a sujeitos saudáveis. No entanto, as mesmas podem sofrer modificações quando leva-se em conta a particularidade que cada indivíduo responde ao exercício físico e as diversas condições climáticas e ambientais que o local da prática do exercício pode apresentar.

Quanto ao gasto calórico aproximado*, é importante que se tenha cuidado ao utilizar os valores exibidos como referência, pois, os mesmos não consideram o estado de treinamento do sujeito, assim como, seus hábitos alimentares, idade e sexo, podendo também sofrer modificações.
*Para calcular o valor de gasto energético de outras atividades, clique AQUI para ter acesso a unidade de medida "Mets" de cada atividade, substituindo-a posteriormente na fórmula.


American College of Sports Medicine. Guidelines for exercise test and prescription. 6th ed. Philadelphia: Williams and Wilkins, 2000.
Transição caminhada-corrida: considerações fisiológicas e perspectivas para estudos futuros MONTEIRO, Walace D. e ARAÚJO, Claudio G.S. Rev Bras Med Esporte. Vol. 7, Nº 6 – Nov/Dez, 2001.
Compendium of Physical Activities: classification of energy costs of human physical activities -AINSWORTH,Barbara E. HASKELLL,W.L. , LEON,A.S. 1993

Roberto Poton